Intervenção pedagógica interdisciplinar com tecnologias educacionais sobre as interações culturais com as águas

  • Carolina Cavalcanti Nascimento Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Washington Luis dos Santos Ferreira Bolsista de Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Isabel Cristina Cunha Grupo de Pesquisa em Educação, Sustentabilidade e Ensino a Distância. UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

Apresentamos uma intervenção pedagógica de aplicação de tecnologia educacional, que procura articular a Educação Científica e Tecnológica com a Educação Ambiental, considerando os aspectos culturais nas relações entre os sujeitos e as águas, em diferentes contextos, especialmente no que diz respeito à escassez, poluição e má distribuição. Como objeto de análise, será apresentado o livro digital Sobre a face das águas: uma fonte de inspiração pedagógica sobre o tema água, publicado em 2016 pela editora UDESC. Entre os principais resultados alcançados, destaca-se o efetivo envolvimento de pesquisadores e professores de diferentes áreas de conhecimento, bem como sua validação prévia junto ao público escolar ao qual se destina. Tal intervenção também corrobora a utilização criteriosa das tecnologias educacionais na promoção e difusão de conteúdos e significados, valores e formas de atuação em relação à qualidade de vida comunitária. Palavras-chave: Ensino a distância. Material paradidático. Interdisciplinaridade. Água. 

Biografia do Autor

Carolina Cavalcanti Nascimento, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.
Licenciada em Biologia (UNIVILLE, Joinville, SC), com mestrado em Educação Ambiental (FURG, Rio Grande, RS); ex-professora no ensino médio da rede pública estadual de Santa Catarina; tutora e professora no ensino superior a distancia, pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.
Washington Luis dos Santos Ferreira, Bolsista de Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.
Bacharelado em Oceanografia (1995), mestrado em Oceanografia Biológica (2004) e doutorado em Educação Ambiental (2014), pela FURG - Universidade Federal de Rio Grande. Ex-professor no ensino superior a distancia, pela SEaD - FURG. Pós-doutorado em Geografia - Gerenciamento Costeiro (2014-2015), pela UFSC - Universidade Federal de sAnta Catarina. Atualmente, é bolsista de Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Co-orientador e avaliador de tccs, monografias, dissertaçoes e teses.
Isabel Cristina Cunha, Grupo de Pesquisa em Educação, Sustentabilidade e Ensino a Distância. UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina.
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutora em Neurociências - UFSC. É Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Coordena o Grupo de Pesquisa intitulado Educação, Sustentabilidade e Ensino a Distância (EaD), com foco na produção do conhecimento a cerca do tema Educação para a Sustentabilidade(EDS) contemplando suas múltiplas abordagens. Atualmente participa como professora da UDESC na Rede de Indicadores de Sustentabilidade nas Universidades (RISU), vinculada à Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA).

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Publicado
2017-12-29
Seção
Artigos