Uso das TICs na aprendizagem profissional: um relato de experiência

  • Franciane Silva Cruz de Lima Senac Comunidade Zona Norte
  • Simone Moraes Cavagnoli Senac Comunidade Zona Norte

Resumo

O campo tecnológico digital está em constante crescimento com inúmeros dispositivos – como tablets, notebooks e celulares, e os estudantes têm o hábito de usar a tecnologia em muitas situações com uma facilidade no seu manuseio. Tais atividades, como jogos, programas e redes sociais, parecem difíceis de serem ligadas à sala de aula, uma vez que grande parte dos programas educacionais foi desenvolvida para um ambiente de aprendizagem do tipo lápis e papel, guiado pelo professor. Com esse entendimento, escolheu-se trabalhar com um microprojeto que envolva uma autonomia do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a fim de avaliar a compreensão dos alunos nativos digitais sobre o uso do recurso tecnológico no ambiente de aprendizado, que se aproxime com interatividade do mundo do trabalho e suas ideias. Quanto à experiência de uso, neste trabalho, discutem-se os resultados de uma pesquisa realizada com 38 alunos do curso de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos de uma instituição de educação profissional.

Biografia do Autor

Franciane Silva Cruz de Lima, Senac Comunidade Zona Norte
Mestre em Química com ênfase em Educação e orientadora educacional profissional.
Simone Moraes Cavagnoli, Senac Comunidade Zona Norte
Administradora, estudante de Pós-graduação em Educação e orientadora educacional profissional.

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Publicado
2018-10-02
Seção
Artigos