O REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS: UM OLHAR DOS GESTORES

  • Ricardo da Silveira Porto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carla Cristina Dutra Búrigo Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar como na visão dos gestores administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), se constitui o processo de desenvolvimento do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) na Política Institucional de Licitação. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e, investigação bibliográfica e documental. Os resultados apontam que o RDC superou as dúvidas e incertezas inicialmente presentes, quando de sua implantação e, representou uma mudança cultural no âmbito das Licitações na UFSC e, se desenvolve sob o prisma da eficácia, da celeridade processual e, ainda, propicia a devida economicidade esperada no que diz respeito à contratação de obras e serviços de engenharia.

 

Biografia do Autor

Ricardo da Silveira Porto, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestre em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), possui especialização Lato Sensu em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais pela Faculdade Dom Bosco (2010), Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Barddal de Ciências Contábeis (2008), possui curso Técnico Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Santa Catarina (2004). Servidor Público Federal desde o ano de 2010, ocupante do cargo de Contador, pertencente ao quadro de Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Áreas de atuação, Licitações Públicas em geral, Regime Diferenciado de Contratações Pública (RDC), Contratos Administrativos, Elaboração de Editais de Licitações, Elaboração de Termo de Referência, Noções de Fiscalização de Contratos Administrativos, Formação de Pregoeiros e Equipes de Apoio.
Carla Cristina Dutra Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pedagogo da Universidade Federal de Santa Catarina e Professor Permanente da Universidade Federal de Santa Catarina, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, gestão universitária, educação, formação de professores e universidade pública federal brasileira. Integra o Grupo de Pesquisa Formação de Professores do CONE SUL/ MERCOSUL da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto de Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado
2019-07-03