Qualidade formal e política na educação superior: um ensaio a partir do SINAES
Resumo
A educação superior é um tema amplo, de diversos debates profícuos que fomentam o campo de estudo relativo à gestão universitária, e por tal fato há diversas abordagens que sustentam o diálogo nesse espaço. A avaliação, nesse contexto, vem sendo discutida sob a ótica de sua polissemia, na busca de estabelecer padrões que sejam legítimos e observados pelos mais diversos modelos institucionais. Por tal aspecto, este ensaio tem o objetivo de discutir, sob a ótica da avaliação institucional, as formas pelas quais o SINAES tem proposto elementos formais e políticos que contribuem para fomentar a qualidade nesse espaço. À guisa de conclusão, espera-se que o texto possa ser uma contribuição àqueles que buscam compreender melhor a relação entre avaliação, gestão e qualidade.
Referências
AGUIAR, Vilma. Um balanço das políticas do governo Lula para a educação superior: continuidade e ruptura. Revista de Sociologia e Política, v. 24, n. 57, p. 113-126, 2016.
BOURDIEU, Pierre; MICELI, Sergio. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior -SINAES e dá outras providências. Acesso em: 02/05/2011. Disponível em: . 2004.
BRASIL. Portaria Normativa No. 23, de 29 de dezembro de 2010. Altera dispositivos da Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, que Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Acesso em 12/12/2014. Disponível em: http://www.semesp.org.br/portal/pdfs/juridico2011/Portarias/Janeiro/PORTARIA%20N%2023%20-1-12-10.pdf
DAVOK, Delsi Fries. Quality in education. Avaliação: revista da avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 12, n. 3, p. 505-513, 2007.
DEMO, Pedro. Universidade e qualidade: indagação em torno da qualidade formal e política da formação universitária. Educação Brasileira, Brasília, v. 12, n. 25, p. 61-81, 1990.
FRANCISCO, Thiago Henrique Almino. Análise das ações que confirmam a relação entre IGC e o PDI: Um estudo em Faculdades Isoladas no sul de Santa Catarina. Dissertação 186 fls. Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2012.
FRANCISCO, Thiago Henrique Almino. O desdobramento do PROIES em uma Universidade Comunitária: uma teoria fundamentada na Grounded Theory. Tese 399 fls. Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2017.
FRANCISCO, Thiago Henrique Almino; MELO, Pedro Antônio de; NUNES, Rogério da Silva; MICHELS, Expedito; AZEVEDO, Maria Ines Nava A contribuição da avaliação in loco como fator de consolidação dos princípios estruturantes do SINAES. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.03, pp. 851-876. ISSN 1414-4077.
FRANCISCO, Thiago Henrique Almino; NAKAYAMA, Marina Keiko; SOUZA, Izabel Regina de; ZILLI, Júlio Cesar de Farias. Os indicadores de qualidade como instrumentos de governança: iniciando a experiência em um curso de Administração. ANAIS. Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – Administração e Sustentabilidade. (ENANGRAD). Foz do Iguaçu. 2015.
GARCIA, Mauricio. Cenários e desafios para atingir 10 milhões de alunos na educação superior. Trabalho apresentado no IV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular. Salvador. 2011.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.