Compreensão de processos de aprendizagem gerencial a partir do uso do método de história de vida: um estudo de caso
Resumo
A gestão do conhecimento, a gestão por competências e a aprendizagem organizacional representam práticas de gestão elementares no processo de melhoria, aperfeiçoamento e inovação das organizações não estanques, constituindo fatores decisivos para aquisição de vantagem competitiva. Este artigo apresenta o uso do método história de vida em processos de aprendizagem organizacional com o intuito de relatar a trajetória de sucesso da gestora de uma das maiores concessionárias de carro do oeste catarinense, bem como analisar os processos de aprendizagem identificados a partir de seus relatos de estratégias implementadas a fim de alcançar a sustentabilidade dos negócios. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, com o uso do método estudo de caso, e em relação aos objetivos é classificada como descritiva. Para coletar os dados, foi realizada entrevista semiestruturada com a gestora. Por meio da análise dos dados, observou-se que a trajetória de vida da gestora é permeada pela aprendizagem tácita e explícita. Os resultados da pesquisa apontam algumas fontes de aprendizagem da gestora, como a universidade, mas também sua própria experiência de vida com situações conflituosas e desconfortáveis que, segundo o relato, foram pontos-chave para seu sucesso, refletindo sua maneira de gestão e implementação de estratégias empresariais.
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