Compreensão de processos de aprendizagem gerencial a partir do uso do método de história de vida: um estudo de caso

  • Gleberson de Santana dos Santos Universidade Federal de Pelotas

Resumo

A gestão do conhecimento, a gestão por competências e a aprendizagem organizacional representam práticas de gestão elementares no processo de melhoria, aperfeiçoamento e inovação das organizações não estanques, constituindo fatores decisivos para aquisição de vantagem competitiva. Este artigo apresenta o uso do método história de vida em processos de aprendizagem organizacional com o intuito de relatar a trajetória de sucesso da gestora de uma das maiores concessionárias de carro do oeste catarinense, bem como analisar os processos de aprendizagem identificados a partir de seus relatos de estratégias implementadas a fim de alcançar a sustentabilidade dos negócios. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, com o uso do método estudo de caso, e em relação aos objetivos é classificada como descritiva. Para coletar os dados, foi realizada entrevista semiestruturada com a gestora. Por meio da análise dos dados, observou-se que a trajetória de vida da gestora é permeada pela aprendizagem tácita e explícita. Os resultados da pesquisa apontam algumas fontes de aprendizagem da gestora, como a universidade, mas também sua própria experiência de vida com situações conflituosas e desconfortáveis que, segundo o relato, foram pontos-chave para seu sucesso, refletindo sua maneira de gestão e implementação de estratégias empresariais.

Biografia do Autor

Gleberson de Santana dos Santos, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, especialista em Gestão Financeira pela Faculdade de Tecnologia e Ciências com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pelo Centro Universitário Internacional e Graduação em Administração pelo Instituto de Educação Superior Unyahna de Salvador. Atualmente atua como professor substituto na Universidade Federal de Pelotas na Faculdade de Administração e Turismo e nos cursos de pós-graduação da Faculdade de Tecnologia SENAC RS.

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Publicado
2019-01-03