Consumo de moda como representação cultural

estudo de caso da marca Modus Cariri

  • Antonio Messias Valdevino Mestrando do Programa de Pos-Graduação em Administração Universidade Federal da Paraíba
  • José Lucas Silva Siqueira Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba
  • Thiago Assunção de Moraes Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba.
  • Lívia Nogueira Pellizzoni Docente do Centro Universitário UNIPÊ
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba
  • Renata Francisco Baldanza Docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este trabalho busca compreender como os clientes e os idealizadores da marca Modus Cariri percebem os significados culturais da marca. São significados que a marca apresenta em suas estampas com imagens que demonstram aspectos culturais da região do Cariri. Desta forma, discutem-se aspectos que se relacionam com cultura, consumo e a criação de significados por meio da moda. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se um estudo de caso, em que foi entrevistada a idealizadora da marca e os seus clientes. Estes evidenciam o entendimento da significação cultural que está inserida nas estampas das camisetas e, a partir da fala dos clientes, ficou entendido que fatores os motivadores à compra de produtos culturais são ligados à significação cultural e à aspectos utilitários como qualidade, preço e durabilidade do produto.

Biografia do Autor

Antonio Messias Valdevino, Mestrando do Programa de Pos-Graduação em Administração Universidade Federal da Paraíba

Formado em Administração pela UFCA

Mestrando em Administração na UFPB

José Lucas Silva Siqueira, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba

Formado em Administração pela UFCA

Mestrando em Administração na UFPB

Thiago Assunção de Moraes, Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba.
Mestre em Administração e doutorando em Administração pela Universidade Federal da Paraíba.
Lívia Nogueira Pellizzoni, Docente do Centro Universitário UNIPÊ

Professora do Centro Universitário UNIPE

Mestranda do curso de Administração pela UFPB

Nelsio Rodrigues de Abreu, Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado I da UFPB

Doutor em Administração pela Universidade de Lavras

Renata Francisco Baldanza, Docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta I - UFPB

Doutora em Comunicação e cultura contemporânea pela UFBA

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Publicado
2021-12-29