ESTRATÉGIAS DE PÓS-VENDA COMO FATOR IMPULSIONADOR DA VANTAGEM COMPETITIVA EM UMA EMPRESA COMERCIAL
Resumo
Diante do contexto econômico, baseado em incertezas e rodeado pela concorrência, no que tange a globalização, percebem-se vários efeitos na visibilidade de novas oportunidades e ameaças. Diante disso, existe a necessidade de manter o foco no cliente e sua fidelização como alternativa de permanência no mercado. O objetivo geral foi propor ações de pós-venda para retenção e fidelização de clientes. Justifica-se a abordagem deste tema, com o intuito de mostrar para as empresas que a venda não termina após o pagamento e a entrega do bem adquirido, mas que há muito trabalho a ser feito após isto, fator que leva as empresas a preocuparem-se mais com o cliente, e leva os clientes a valorizar mais as empresas que demonstram esta preocupação. A problemática que buscou-se solucionar: Quais as estratégias de pós-venda mais adequadas para a obtenção da vantagem competitiva? O referencial aborda conceitos de marketing, marketing de relacionamento, satisfação e fidelização do cliente, ações de pós-venda e vantagem competitiva. Quanto a metodologia elaborou-se um estudo de caso, com o intuito de conhecer a realidade da empresa no que tange as ações de pós-venda, por meio de uma entrevista com o gestor, bem como, elaborou-se uma pesquisa com os clientes da organização. Como principais resultados, a pesquisa apontou que os clientes possuem um alto grau de exigência no que tange ao assunto abordado, em contrapartida a empresa objeto de estudo não possui um sistema estruturado e voltado ao pós-venda.Referências
BROWN, Stanley A. CRM, Costumes Relationship. Marketing: Uma Ferramenta Estratégica para o mundo e-Business. São Paulo, Markron Books, 2001.
CARNEIRO, J. M. T; SAITO, C. S.; AZEVEDO, H. M. e CARVALHO, L. C. S. Formação e administração de preços. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração Para Não Administradores: A Gestão de Negócios ao Alcance de Todos. Barueri, São Paulo: Manole, 2011.
___. Introdução à teoria geral da administração. 8 ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.
DRESSLER, Gary. Administração de Recursos Humanos. 2 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
DIAS, Sérgio Roberto (Coord). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
FUTRELL, Charles M. Vendas Fundamentos e Novas Práticas de Gestão. 7 ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012.
LAS CASAS, Alexandre Luizzi. Administração de Vendas. 8 ed.- 4. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.
___. Técnicas de vendas. 4 ed. São Paulo: Atlas,2011.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica, 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MAXIMINIANO, Antônio Cesar Amarau. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução industrial. -7. Ed. – São Paulo: Atlas, 2012.
MOREIRA, Júlio Cesar Tavares coordenador; PASQUALE, PerrottiPietrangelo; GOBE, Antônio Carlos; SOUSA, José Julio de; FISCHER, César Henrique. Administração de Vendas. São Paulo: Saraiva, 2004.
PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. 12 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
RATTO, Luiz. Vendas: técnicas de trabalho e mercado 8. Reimpr. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2012.
ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl. Marketing: Teoria e prática no Brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
STANTON, William J.; SPIRO, Rosann. Administração de Vendas. Rio de Janeiro: Ltc Editora, 2000.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.