LEVANTAMENTO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS HÓSPEDES E O MARKETING BOCA A BOCA EM RELAÇÃO AOS HOTÉIS LOCALIZADOS NO BAIRRO MOINHOS DE VENTO DA CIDADE DE PORTO ALEGRE, NO RIO GRANDE DO SUL

  • Marcelo Oliveira da Silva
  • Guilherme Alessandro Heberle

Resumo

O presente trabalho busca fazer um levantamento dos níveis de satisfação dos hóspedes em relação a meios de hospedagem localizados no bairro Moinhos de Vento, na cidade de Porto Alegre. Além disso, busca determinar os motivos que levam um hóspede a escolher o bairro e a ocorrência, ou não, de marketing boca a boca após sua estada. Foram distribuídos sessenta questionários em abril de 2011; desses, trinta e nove voltaram preenchidos para a análise. Foi possível perceber que os hóspedes dos hotéis estudados estão em viagens de negócios – nenhum hóspede de fi m de semana concordou em responderao questionário, o que confi gurou uma limitação da pesquisa. Pelas respostas, também foi possível entender que os hóspedes escolhem o bairro em detrimento à classifi cação do hotel, pois, se não há vagas no hotel escolhido, procuram outro no mesmo bairro. Determinou-se também que os respondentes trocam experiências com outros consumidores e indicam serviços dos meios de hospedagem do segmento estudado.P a l a v r a s - c h a v e : Hotéis. Satisfação do Consumidor. Marketing Boca a Boca.
Publicado
2014-07-28
Seção
Artigos