ESTUDO DA VALORAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA REDE SUPERMERCADISTA DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL

  • Raquel Boff Menegazzi Senac Santa Maria
  • Andrea Karla Breunig de Freitas Senac Santa Maria
  • Juliana Vidal Marcon Senac Santa Maria

Resumo

Os ambientes laborais estão atentos às mudanças ocorridas na sociedade, pela busca de um local agradável e seguro, propício à produtividade, pois este cotidiano influencia diretamente na vida e nas emoções das pessoas. O que se observa é que para trabalhar bem, e em grupo, as pessoas precisam possuir não apenas competências técnicas para realizar suas funções, mas também competências emocionais. Neste sentido, esta pesquisa possui como objetivo avaliar a relação existente entre os fatores interpessoais no ambiente laboral com a qualidade de vida no trabalho. Classifica-se como bibliográfica, com caráter qualitativo e quantitativo, de âmbito exploratório-descritivo. Para a realização do estudo, foi aplicado um questionário com os colaboradores de uma rede supermercadista da região central do Rio Grande do Sul. Através da análise dos dados, foi possível verificar que a qualidade de vida no trabalho está atrelada com a maneira em que as relações interpessoais ocorrem neste ambiente, bem como sua influência no alcance ou não dos objetivos. Evidenciou-se ainda resultados assertivos sobre a satisfação e insatisfação dos colaboradores. Estima-se como projeções futuras realizar um plano de ação para possibilitar melhorias dos aspectos das relações interpessoais que interferem na qualidade de vida no trabalho.

Biografia do Autor

Raquel Boff Menegazzi, Senac Santa Maria
Orientador Educacional Profissional e Coordenador do Curso Técnico em Administração na empresa Senac Santa Maria-RS.
Andrea Karla Breunig de Freitas, Senac Santa Maria
Orientador Educacional Profissional e Coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho na empresa Senac Santa Maria-RS.
Juliana Vidal Marcon, Senac Santa Maria
Auxiliar Administrativo II na empresa Senac Santa Maria-RS.

Referências

BOM S.E.P. Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho. São Paulo: Qualitymark, 2002.

BOHLANDER, G.; S. SCOTT; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 2005.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DAL FORNO, C., FINGER, I. R. Qualidade de vida no trabalho: conceito, histórico e relevância para a gestão de pessoas. Revista Brasileira de Qualidade de Vida. v. 07, n. 02, abr./jun. 2015, p. 103-112. Disponível em: < https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/viewFile/3015/2089>. Acesso em: 04 jul. 2018.

FERREIRA, L. M. C; DUARTE, G. A. A; PAIVA, M. C. O impacto das políticas de eventos no clima organizacional. Revista de gestão e secretariado. 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LUZ, R. Clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark. 2001.

MACKAY, I. Como Ouvir Pessoas. São Paulo: Abril, 2002.

MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PEDROSO, B., PILATTI, L. A. Notas sobre o modelo de qualidade de vida no trabalho de Walton: uma revisão literária. Revista Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 3, p. 29 -43, set./dez. 2009.

TEIXEIRA, J. C. I. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Monografia (Pós-graduação em Gestão Estratégica de Vendas e Negociação) – Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: < http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/K212800.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2018.

Publicado
2019-12-26