O Papel do Design Na Construção De Marca Em Microempresas De Moda – Abordando O Ponto De Vista De Microempresários

  • Debora Idalgo Paim Marques Docente na Faculdade Senac Porto Alegre. Mestrado concluído na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Resumo

Consoante com as transformações socioeconômicas ocorridas nas últimas décadas, o mercado global do vestuário se organiza de maneira que grandes empresas, beneficiadas pela economia em escala, expandam-se e atuem em mercados de diversos países. Dessa forma, micro e pequenas empresas locais são impelidas a repensarem suas identidades de marca. Portanto, o intuito do presente artigo é abordar o papel do design na construção de marca em microempresas de moda, para isso, além da revisão de literatura sobre o assunto, são expostos os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de base teórica ancorada no interacionismo simbólico, realizada com cinco microempresários do setor, na cidade de Porto Alegre. Os resultados indicam a consciência, por parte dos entrevistados, a respeito da importância do design, ainda que as percepções sobre o papel do design na construção de suas marcas variem entre os participantes ouvidos

Biografia do Autor

Debora Idalgo Paim Marques, Docente na Faculdade Senac Porto Alegre. Mestrado concluído na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Possui Graduação em Comunicação Social_ Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Pós-Graduação em Design Gráfico pela UNISINOS _ Universidade do Vale dos Sinos. E Mestrado em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Como professora atua na Faculdade Senac Porto Alegre, onde ministra as seguintes disciplinas: Oficina de Confecção I e II; Modelagem I; Projeto de Moda e desenvolvimento de Coleção 2. Tem experiência na área docente que abrange tanto disciplinas de aplicabilidade prática (modelagem plana, corte e confecção de peças de vestuário), quanto naquelas que envolvem aspectos teóricos tais como marca, público-alvo e tendências de comportamento. Na pesquisa, seus temas de interesse são aqueles que envolvem: marca, moda, design e micro e pequenas empresas.

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Publicado
2019-07-03