Projeto interdisciplinar no ensino superior: análise da percepção de coordenadores e docentes em uma instituição privada

  • Mario Sergio Teixeira marques Centro Universitário UNA
  • Max Cirino de Mattos Centro Universitário UNA
  • Yluska Bambirra Assunção LATACI Research Institute

Resumo

Este texto analisa a percepção de coordenadores e docentes sobre a interdisciplinaridade no Projeto Interdisciplinar (PI) nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior privado em Minas Gerais – Brasil. Tomando como base o estabelecido nas Diretrizes Curriculares dos cursos analisados. Frente a um cenário de profundas transformações tecnológicas com implicações no mundo do trabalho, não basta ter conhecimento específico de uma área; existe a necessidade de aprimorar a visão sistêmica do profissional do amanhã com a integração de conhecimentos de diversas áreas. Com abordagem qualitativa e pesquisa descritiva, a fundamentação teórica explorou os conceitos de disciplina e interdisciplinaridade. Foram realizadas entrevistas abertas com oito docentes, dos quais dois coordenadores de IES distintas e seis docentes de duas IES, quatro campi distintos e diferentes cursos, todos com ampla experiência em ministrar a disciplina de “Projeto Interdisciplinar” nas IES da organização educacional pesquisada. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas. Os dados foram organizados em categorias de análise assim distribuídas: 1 – Conceitos e objetivos; 2 – Estratégias e metodologia; 3 – Relevância; e 4 – Problemas/dificuldades. Os resultados permitem concluir que os coordenadores e docentes têm a intenção de promover um diálogo entre as disciplinas, mas o fazem por meio de uma metodologia multidisciplinar e não interdisciplinar.

Biografia do Autor

Mario Sergio Teixeira marques, Centro Universitário UNA
Fundador e pesquisador associado ao LATACI® Research Institute.  Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA.  Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Petrópolis (1986). Atualmente é consultor de empresas, palestrante e professor de pós-graduação latu sensu da Universidade FUMEC, PUC Minas, Centro Universitário Newton Paiva e Faculdade Pitágoras. Tem experiência nas áreas de administração, gestão de empresa familiar, marketing, gestão estratégica e financeira, gestão do conhecimento. Economia, com ênfase em macroeconomia.

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Publicado
2019-01-03