O IMPACTO DA AVALIAÇÃO (DIAGNÓSTICA) NOS FAMILIARES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
Resumo
O presente ensaio propõe analisar as reações manifestadas pelos pais ou familiares de crianças com defi ciências no momento do conhecimento dessa informação. Traz-se como abordagem teórica uma discussão sobre tipos de avaliação e a importância da família. As análises foram centradas nas manifestações referentes ao impacto que a avaliação diagnóstica provoca em relação aos sentimentos de medo, ansiedade, dor, rejeição, desconforto, angústia, culpa e vergonha. Foram aplicados
questionários para familiares que frequentam APAEs, Postos de Saúde, Consultórios Clínicos e Clínicas de Fisioterapia. Como resultado, foi possível verifi car que
a família é o elemento de maior importância na aceitação e na convivência dessa situação e, ainda, que é ela que permite o desenvolvimento de um processo necessário
de convivência, possibilitando a aceitação e o enfrentamento, de certa forma, da sociedade que espera somente indivíduos “normais” e com condições de inserir-se neste meio com capacidade de produção na construção de seus mundos.
P a l a v r a s - c h a v e : Família. Avaliação. Defi ciência.
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