ACESSO E QUALIDADE DAS PÓS GRADUAÇÕES OFERTADAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

UMA PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS CEARENSES

Resumo

A presente pesquisa, tem como objetivo analisar a democratização no ensino lato sensu, através do programa UAB no âmbito do estado do Ceará, bem como quais as percepções dos alunos em relação ao curso de especialização em Gestão Pública na modalidade de Ensino a Distância (EAD) da Universidade Estadual do Ceará – UECE. A pesquisa é qualitativa e descritiva e está baseada em entrevista semiestruturada com uma amostragem de 6 entrevistados de um total de 30 concludentes no ano de 2018 dos alunos da turma de Gestão Pública do pólo de Mauriti-CE. A análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Os resultados revelaram que na concepção dos estudantes o curso é uma oportunidade de ampliação do acesso a esse nível de ensino, abarcando pessoas de diversas áreas de atuação, localidades e de forma gratuita, além de trazer uma maior flexibilidade na metodologia de estudo. No que diz respeito a avaliação do curso, todos os entrevistados avaliaram o ensino-aprendizado de maneira positiva, relatando que o mesmo nada deixa a desejar em relação a um curso presencial. Afirmando ainda que os recursos e métodos utilizados contribuíram de forma significativa para o aprendizado.

Biografia do Autor

Jessica Cardoso Pinho, Sra., Universidade do Estado do Ceará - UECE
Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Ceará - UECE; Graduada em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Tecnologia - FATEC.
Juliana Carvalho de Sousa, Sra., Universidade Potiguar - UnP
Doutoranda em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Organizacional, pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ), e graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 
Arthur William Pereira da Silva, Universidade Potiguar - UNP
Doutorando em Administração pela Universidade Potiguar (UNP); Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Potiguar (UNP); Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Professor e coordenador do curso de Logística da Faculdade de Ensino Integrado Associação Solidária de Líderes de Mossoró (FASLIM).
Pablo Marlon Medeiros da Silva, Me., Universidade Potiguar - UnP
Doutorando em Administração e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UNP), graduado em administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Walid Abbas El-Aouar, Dr., Universidade Potiguar - UNP
Coordenador do Doutorado e mestrado acadêmico em administração da Universidade Potiguar - UNP; Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - URFN.
Publicado
2019-07-03