Determinantes das competências docentes:

uma análise no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus

  • Wênyka Preston Leite Batista da Costa UNP
  • Rafaella Mendes Silva
  • Rodrigo José Guerra Leone
  • Jandeson Dantas da Silva
  • Sérgio Luiz Pedrosa Silva UERN

Resumo

A educação é considerada como instrumento essencial para formação de cidadãos, nesse contexto as instituições de ensino superior, possuem o papel de fornecer essa educação, motivando e formando pessoas aptas ao mercado de trabalho, além de formar pessoas críticas a cerca de temas de interesse social como política, cultura e economia. Os docentes são responsáveis principais pelo ensino e aprendizagem dos discentes, portanto é necessário discussões a cerca dos docentes, fazendo uma avaliação na qualidade do ensino e no desempenho dos mesmos. Neste sentido, o presente estudo objetiva evidenciar os determinantes das competências docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Central. A pesquisa é caracterizada como descritiva e quantitativa, e os dados foram coletados através de questionários aplicados aos discentes do curso, tendo como amostra 120 respondentes. Os resultados evidenciaram que a competência mais bem avaliada foi atividades conjuntas com outros docentes, enquanto que a pior avaliada foi o respeito pelos alunos. Verifica-se a necessidade de revisão das competências docentes adotadas a fim de melhorar o ensino/aprendizagem. Tais resultados servem para que os cursos e coordenações utilizem tais competências em seu planejamento acadêmico.
Publicado
2020-07-13