Perfil do gestor do século XXI:

competências para a gestão inovadora de escolas particulares

  • Louise de Quadros da Silva Universidade La Salle
  • Aureo da Kerbes Universidade La Salle Canoas
  • Paulo da Fossatti Universidade La Salle Canoas
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle Canoas

Resumo

Este estudo se refere ao perfil de gestores em escolas particulares de Educação Básica no século XXI. Com o objetivo de verificar as competências necessárias para o gestor de escola particular deste século, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de artigos, dissertações, teses e livros. Como principal resultado apontamos para o gestor como profissional flexível e atento às mudanças sociais. Além disso, encontramos oito competências necessárias para um bom gestor do século XXI, a saber: a) Professor; b) Político; c) Inovador e empreendedor; d) Coordenador do trabalho pedagógico; e) Administrador material da escola; f) Planejamento estratégico; g) Liderança; e h) Personalidade segura, flexível e aberta ao diálogo. Concluímos que a principal característica necessária ao gestor de escola particular no século XXI que busca um trabalho inovador, consiste na flexibilidade para saber lidar com as diversidades que surgem em meio a sua jornada.

Biografia do Autor

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle

Mestranda em Educação na Universidade La Salle Canoas. Bolsista CAPES/PROSUP e integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Aureo da Kerbes, Universidade La Salle Canoas

Gestor Educacional e mestre em Educação na Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Paulo da Fossatti, Universidade La Salle Canoas

Doutor em Educação. Reitor da Universidade La Salle, Canoas e docente do PPG Educação desta universidade. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle Canoas

Doutora em Educação. Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia, e professora permanente do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Publicado
2020-07-13