Diferença de atributos de atratividade entre instituições de ensino superior de cidades de diferentes portes

  • Luisa Ribeiro Varella Fucape Business School
  • Aridelmo Teixeira Fucape Business School
  • Octavio Locatelli Fucape Business School

Resumo

Buscando aumentar a atração e a manutenção dos alunos nos cursos de graduação, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão cada vez mais interessadas em conhecer os fatores que impactam o processo de escolha do aluno e desenvolver ações mais assertivas. Além disso, as diferentes características entre as cidades de pequeno e grande porte podem significar também diferentes hábitos entre os consumidores. Para tanto, foi desenvolvida esta pesquisa com o objetivo de identificar diferenças nos fatores de atratividade que distinguem o comportamento dos alunos de IES localizadas em cidade de grande e pequeno porte. Realizou-se uma pesquisa quantitativa com alunos ingressantes em uma IES localizada em cidade de pequeno porte (Muriaé/MG) e de grande porte (Belo Horizonte/MG). Os resultados apurados indicam que dentre as quatro dimensões comparadas, os alunos da IES localizada na cidade de pequeno porte se mostraram mais atraídos por três dimensões de atributos: Atributos da IES, do Curso e de Mercado de Trabalho. Os alunos da cidade de grande porte se apresentaram mais atraídos pela dimensão relacionada a Motivos Pessoais. Dessa forma, identificar diferenças nos fatores de atratividade de alunos permitirá às IES direcionar esforços e recursos nos fatores relevantes, considerando o ponto de vista dos alunos.

Biografia do Autor

Luisa Ribeiro Varella, Fucape Business School

Mestre em Administração

Aridelmo Teixeira, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

Octavio Locatelli, Fucape Business School

Doutorando em Ciências Contábeis

Publicado
2023-12-26