Competências sociais na perspectiva do campo secretarial

Resumo

A competência é um fenômeno que vêm ganhando espaço como forma de gerir nas organizações, principalmente alinhada à gestão de pessoas. Assim, considerada a amplitude da competência em um contexto organizacional são apresentadas tipologias para o fenômeno, dentre as quais está à competência social. Nessa direção, reconhecido o pressuposto de que o profissional de secretariado tem competências para atuar como um gestor nas organizações, este estudo tem como objetivo verificar, em linhas teóricas, de que modo às competências sociais estão associadas ao contexto das competências secretariais. Para alcançar tal propósito, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e bibliográfica/documental quanto à estratégia. Observa-se que essa última escolha se materializa nas técnicas de coleta de dados. Os resultados apontaram que a profissão secretarial transmutou, agregando, com o passar dos anos, mais funções e valores, o que fez com que as atividades tecnicistas do passado se transformassem em competências técnicas e comportamentais. Essas últimas, conforme análise deste estudo alinham-se às concepções da competência social. Nessa direção propõe-se ao final desta reflexão, que seja inserido ao contexto secretarial, conexa às competências comportamentais, as competências sociais.

Biografia do Autor

Pamella Leite Braga, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Katia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Voluntária do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional:Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC). Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e Secretariado. Avaliadora de trabalhos científicos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Autora de diversos trabalhos científicos publicados em periódicos e anais de eventos, dentre eles 17 premiados. Atuou também como Secretária-Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC).

Cibelle Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (desde maio de 2014). Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo Programa de pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Especialista (2001) em Qualidade nas Organizações (Lato sensu), graduada (2002) em Administração pela Universidade Nove de Julho e graduada (1997) em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente está como Coordenadora do Grupo de Pesquisa (2016) "Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Socioeconômico da UFSC (Gestão 2017-2019); Editora Científica da Revista Gestão e Secretariado entre os anos de 2010 a 2018, atuou (2016-2017) como Coordenadora do curso de graduação em Administração no Centro Socioeconômico da UFSC e como Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo e professora adjunta na Universidade Paulista (2004 a 2010), professora na Universidade Nove de Julho (2000-2003 e 2011-2014) e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC (gestão 2013-2015).

Publicado
2020-07-13