Comportamento de compra compulsiva e materialismo

uma investigação sobre as diferenças de gênero

  • Jéssica Haidee Silva Lucas Universidade Federal do Pampa
  • Andressa Hennig Silva Universidade Federal do Pampa
  • Mikaela Daiane Prestes Floriano Universidade Federal do Pampa

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a relação entre o materialismo e o comportamento de compra compulsiva nos consumidores adultos residentes na cidade de Santana do Livramento/RS. Buscou-se, também, identificar o nível de materialismo e compulsão na amostra estudada, mapeando possíveis diferenças de acordo com a percepção de cada gênero. A pesquisa se deu com base em uma metodologia quantitativa, com método Survey. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários com 243 respondentes, utilizando como técnica de análise o teste T de Student e da Correlação de Pearson. O caráter inovador desta pesquisa está relacionado à necessidade da produção de estudos científicos que possam contribuir para a discussão sobre as disfunções de consumo materialismo e compulsão por compras, de modo que se possa colaborar para o entendimento de como as práticas excessivas de consumo acabam desencadeando malefícios que podem atingir diferentes camadas da sociedade. Como principais resultados, verificou-se que não há existência de um nível alto de compulsão por compras na amostra estudada, em relação ao materialismo identificou-se um nível igualmente baixo. Referente à diferença de percepção do gênero, as mulheres demonstram-se mais propensas a compulsão do que os homens, e, em relação ao materialismo, observou-se um resultado que contrapõe estudos anteriores, sendo que, neste estudo, indivíduos do sexo masculino demonstram-se mais materialistas que as mulheres.

Biografia do Autor

Andressa Hennig Silva, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa- Campus Santana do Livramento. Atua na Graduação e no Mestrado em Administração (PPGA/UNIPAMPA). Doutora em Administração (PPGA/UFSM). Mestre em Administração (PPGA/UFSM). 

Publicado
2020-12-16