Capital psicológico e suporte à transferência de treinamento
explorando relações na Universidade Federal do Ceará, Brasil
Resumo
O objetivo geral foi investigar a relação entre as dimensões de capital psicológico e suporte à transferência de treinamento, na percepção dos servidores públicos da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo é quantitativo e exploratório, sendo aplicada a estratégia de survey com amostragem não aleatória de 114 respondentes, participantes de cursos de capacitação. Foram utilizados os seguintes instrumentos validados: 1) Suporte à Transferência de Treinamento, de Abbad e Sallorenzo (2001); 2) Inventário de Capital Psicológico no Trabalho (ICPT), de Siqueira, Martins, e Souza (2013). Para análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e a Análise de Correlação Canônica não linear (Overals). Os resultados sugerem existir relação entre os componentes de capital psicológico e de suporte à transferência de treinamento. Foram encontrados três clusters de servidores públicos, de percepções distintas, onde aqueles que evidenciaram melhor percepção quanto a elementos de capital psicológico apresentaram um posicionamento positivo quanto a elementos de suporte à transferência de treinamento, seguidos por um grupo de percepção intermediária, e um terceiro grupo, com percepção negativa sobre elementos de ambas as dimensões investigadas. Eficácia, esperança e otimismo no trabalho foram os componentes de capital psicológico mais evidenciados entre os servidores públicos.
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