PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO DE MARKETING: DIFERENTES VISÕES DA TEORIA E DA PRÁTICA

  • Jose Mauro Nunes
  • Joni Doval Raugust
  • Daniel Lopez

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as diferentes visões de executivos de planejamento estratégico e gestão de marketing sobre o momento atual dessas áreas dentro das empresas. Algumas teorias desses campos de estudo são
discutidas a partir de uma abordagem relativista e do conhecimento adquirido pelas vivências, formação acadêmica e experiências profi ssionais dos autores.
A questão fundamental proposta é se essas áreas se integram, se subordinam, se sobrepõe ou se opõe, considerando a prática nas empresas nos dias de hoje.
As origens, os papéis, as responsabilidades, a delimitação de territórios, as contradições e expectativas dessas áreas também são investigadas, bem como as consequências e os resultados para as organizações, envolvendo jogos de política corporativa, disputas por poder e reconhecimento.

P a l a v r a s - c h a v e : Estratégias. Planejamento. Marketing. Infl uência. Atribuições. Poder. Responsabilidades.

Publicado
2014-07-29
Seção
Artigos