Políticas públicas
desafios e perspectivas no Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Resumo
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma política pública educacional que a partir da Resolução CNE/CEB Nº 2/200, estabelece que os sistemas de ensino devam matricular os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns de ensino regular ofertado em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), oferecendo conteúdos curriculares diversificados. O objetivo deste estudo é analisar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como processo de inclusão do indivíduo com necessidades especiais que são desenvolvidos nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), com materiais que se adaptam às necessidades específicas e individuais do aluno. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva quanto aos objetivos, sendo consultado material de referenciais diversificados sobre a temática e legislações pertinentes. Os resultados mostram que o AEE vem avançando, sendo considerado um marco importante para a educação especial, sobretudo por configurar-se em um trabalho individualizado, atendendo o aluno a partir de suas necessidades específicas possibilitando-lhe um desenvolvimento mais eficaz em relação ao processo inclusivo.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.