MARKETING DE RELACIONAMENTO NO SETOR DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO DO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE DUAS FACULDADES GAÚCHAS

  • Fernando de Oliveira Santini
  • Cláudio Rotta

Resumo

O marketing de relacionamento é essencial para que a relação entre as instituições de ensino e alunos seja efetuada. Nesse sentido, este estudo tem comoprincipal objetivo analisar a percepção do nível de relacionamento dos alunos de duas faculdades gaúchas. Para tanto, foi utilizada a escala de Wilson e Vlosky(1997), já traduzida em estudos anteriores (DARONCO, 2001; GARBINATO etal., 2004). Originalmente, a referida escala é aplicada no segmento B2B. Para estetrabalho, esta sofreu algumas adaptações haja vista que os respondentes foram pessoas físicas. A amostra, composta por 397 estudantes, foi a não probabilística por quotas (MALHOTRA, 2006). Os resultados indicaram uma percepção razoável do relacionamento em ambas as faculdades pesquisadas. Dado interessante quanto aos resultados que apontaram diferente comportamento de níveis de grau de relacionamento entre as instituições. As dimensões “comprometimento” e “confi ança” da escala de Wilson e Vlosky (1997) foram as que mais influenciaram na avaliação do relacionamento geral das instituições.P a l a v r a s - c h a v e : Marketing. Comportamento do Consumidor. Marketing de Relacionamento.
Publicado
2014-07-29
Seção
Artigos