Avaliação de competências em incubadora tecnológica universitária para seleção e educação empreendedora

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar a competência comportamental, gerencial e técnica de empreendedores universitários bem sucedidos em comparação aos mal sucedidos em incubadora universitária tecnológica para a melhoria do processo de seleção e desenvolvimento educacional de empreendedores na incubação de micro e pequenas empresas. O método constituiu-se de uma pesquisa exploratória com análise qualitativa comparativa de conteúdo a partir de um roteiro de entrevistas semiestruturadas envolvendo o caso da Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (ITUNISC). Os resultados evidenciaram divergências sensíveis entre empreendedores universitários bem sucedidos em comparação aos mal sucedidos, em especial na competência gerencial, seguida da competência comportamental (sobretudo no otimismo). E menos sensível nas competências técnicas. Os resultados do artigo contribuem para proporcionar mais assertividade na seleção de candidatos universitários empreendedores à incubação tecnológica e também fornece subsídios para educação empreendedora, além de contribuir nos estudos de competências educacionais para desenvolvimento de empreendedores em universidades e escolas técnicas.    

Biografia do Autor

João Luiz Silva, Mestre em Administração, Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Formação em Psicologia, com especialização em Gestão de Recursos Humanos, MBA em Gestão de Pessoas e Mestrado Profissional em Administração de Empresas. Experiência em Recursos Humanos há quinze anos, atuando com destaque nos subsistemas de Atração e Seleção de Pessoas, Clima Organizacional, Saúde (assistencial e ocupacional) e Segurança do Trabalho, Aprendizagem, Contencioso Trabalhista, Programa Habitacional, Benefícios, Relações Trabalhistas, BPs (Business Partners) entre outras áreas. Atuação em projetos Sociais junto à comunidade e programas de inclusão de pessoa com deficiência na indústria, bem como reabilitação profissional. Intensa experiência em atração e seleção de pessoas, realizando contratações operacionais no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, além de seleções para cargos administrativos, desde estagiários até cargos estratégicos, conduzindo comitê de pessoas para seleções estratégicas. Coordenação de 500 contratações operacionais em um único mês, com candidatos da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Experiência em Saúde e Segurança, participando de forma ativa na implantação do projeto SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) da Regional Mato Grosso. Nesse sendo Coordenador Regional do Comitê Operacional de SSMA em todas as Unidades da BRF no Estado do Mato Grosso. Conhecimento e atuação em áreas de RH Operacional e Corporativo, trabalhando em seis Unidades Operacionais (três em Santa Catarina, duas no Mato Grosso, uma no Rio Grande do Sul) e uma Unidade Corporativa em SC. Coordenação de cinco equipes de RH em períodos distintos, sendo duas no Mato Grosso, duas em Santa Catarina e uma no Rio Grande do Sul. Atualmente responsável pela Gerência de RH da Unidade Industrial BRF em Chapecó, com o planejamento e implantação do projeto lay off, envolvendo a suspensão temporária de mais de 1000 contratos de trabalho, além de reduções de quadros em massa. Atuação intensa na elaboração do SEO ? Sistema de Excelência Operacional BRF - Corporativo, atuando como líder (Scrum Master) do Pilar Pessoas, time que conduziu a descrição de mais de 10 elementos de rotinas de RH para toda a Cia., nessa experiência foi utilizado a método ágil Scrum. Vivência com líder de Gestão da Mudança, condução do comitê de gestão da mudança para a implantação do Sistema de Excelência Operacional nas unidades industriais piloto da BRF.

Marco Antonio Fernandes Oliveira, Professor Doutor (PPGA), Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Graduado em Engenharia Química pela UFSM (1984) e em Direito pela UNISC (1991), com especialização em Gestão da Qualidade Total pela UNISC (1997), mestrado em Desenvolvimento Regional (área econômico-organizacional) pela UNISC (2004) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela UNISC (2009). É diretor-presidente da FOCEL - Gestão, Valor e Sustentabilidade, empresa de consultoria e capacitação para melhoria da gestão nos setores público (governos) e privado (empresas). É professor do Departamento de Ciências Administrativas da UNISC em cursos de graduação, especialização, MBA, bem como no Mestrado Profissional em Administração. É também gestor científico do Parque Tecnológico da UNISC (TECNOUNISC). Sua atuação profissional e acadêmica prioriza as seguintes áreas: engenharia da produção, gestão de operações, gestão da qualidade/ISO 9001, lean manufacturing, six sigma, gestão ambiental/ISO 14001, gestão financeira, sustentabilidade econômica de micro, pequenas e médias empresas, gestão estratégica, gestão da inovação, gestão de pessoas, sistemas integrados de gestão e desenvolvimento regional.

Derli Luís Angnes, Mestre em Administração, Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Derli Luís Angnes é Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Controladoria e Finanças. MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Gestão e Organização da Escola. É Bacharel em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis. Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e Tecnólogo em Gestão de Marketing. Além disso, Técnico em Agropecuária e possui uma ampla qualificação profissional nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Mecânica, Automação Industrial e Gestão, totalizando aproximadamente 5.100 horas em cursos de extensão e qualificação profissional realizados em sua maioria em IES e no SENAI. Foi docente titular do Curso de Aprendizagem Industrial em Eletrônica (1.200h) e do Curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo (800h) no SENAI de Santa Cruz do Sul (RS) de 1999 a 2012. Possui experiência técnica, de gestão e no desenvolvimento e na capacitação de pessoas.Também possui experiência no ensino superior, como professor em disciplinas de administração e na pesquisa científica em ciências administrativas. Também é autor de dois livros e de inúmeros artigos científicos em administração, gestão e turismo. Além de revisor técnico de revistas científicas em administração e turismo. Tem atuação e experiência em pesquisa de mercado e institucional (ensino superior), inteligência de marketing, assessoria acadêmica e cientifica em gestão/negócios/administração (método qualitativo e quantitativo). Atualmente dedica-se ao estudo, leitura e aprimoramento do pensamento administrativo tendo como principal interesse a pesquisa em negócios e o estudo das áreas administrativas: Gestão de Pessoas/RH, Finanças/Contabilidade, Operações/Produção e Marketing.

Publicado
2020-12-16