Caracterização do perfil discente e impactos na educação do ensino superior frente ao período de pandemia do COVID-19

o caso do curso superior de tecnologia em Hotelaria da Faculdade Senac Porto Alegre

  • Gabriela Tavolara Faculdade Senac Porto Alegre
  • Sara Massotti Bonin Faculdade Senac Porto Alegre
  • Luis Gustavo Patrucco Faculdade Senac Porto Alegre

Resumo

O surgimento do vírus COVID-19 tornou-se muito rapidamente uma pandemia e a educação também sofreu incontáveis impactos como, por exemplo, a suspensão das aulas. Muitas instituições de ensino superior optaram pela substituição das aulas presenciais pelas virtuais, exigindo adaptações tanto de docentes, como de discentes. O objetivo desse estudo é caracterizar o atual perfil discente do curso superior de tecnologia em hotelaria da Faculdade Senac Porto Alegre e os impactos advindos desse cenário de pandemia e distanciamento social. A pesquisa foi realizada em junho de 2020 por meio de um formulário online enviado por e-mail para os acadêmicos do referido curso. Os principais resultados apontam que 20% dos estudantes respondentes foram desligados do trabalho devido à crise provocada pela pandemia. Para a maioria dos alunos as atividades remotas são acessadas e acompanhadas no ambiente residencial por meio de notebooks. As dificuldades para enfrentar as aulas remotas mais apontadas consistem em conexão de internet lenta, dificuldade de concentração no ambiente de estudos e o acúmulo de atividades remotas por semana. Foram salientados como pontos favoráveis a interação com o docente, o contato humano com colegas e a possibilidade de tirar dúvidas pontuais.

Biografia do Autor

Gabriela Tavolara, Faculdade Senac Porto Alegre

Professora, Coordenadora e integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Faculdade Senac Porto Alegre. Possui graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2006).  Sócia consultora comercial - MAISON Agência de Viagens e Turismo LTDA., coordenadora do SEAP e Projeto Interagir da Faculdade Senac Porto Alegre. 

Sara Massotti Bonin, Faculdade Senac Porto Alegre

Turismóloga (UFPEL); Mestre em Turismo (UCS); professora assistente do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Faculdade Senac Porto Alegre.

Luis Gustavo Patrucco, Faculdade Senac Porto Alegre

Professor e integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Faculdade Senac Porto Alegre. Arquiteto e Urbanista pela Universidad de Buenos Aires(1977). Especialização em Especialização Em Gestão da Qualidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1993) e mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul(2005). Diretor da Moving Consultoria Organizacional Ltda, Professor de Curso EAD do Instituto Latinoamericano de Museos e Consultor da Raizes do Brasil Consultoria. . Ltda.

Publicado
2020-12-16