Fatores que interferem na percepção de satisfação com o estágio supervisionado

um estudo com estagiários do curso de Administração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

  • Naldeir dos Santos Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM / Programa de Pós-graduação em Administração Pública - PPGAP
  • Maiara Pereira Teles Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Agnaldo Keiti Higuchi Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Kenny Moreno Santos Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Daniela Cristina da Silveira Campos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Resumo

Diante da relevância do estágio para a formação e inserção no mercado de trabalho de alunos de cursos de graduação, este artigo tem como objetivo investigar quais os principais fatores que influenciam na satisfação com o estágio realizado por alunos do curso de Administração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Como procedimentos metodológicos, foram aplicados questionários aos alunos do curso que realizaram o Estágio Curricular Supervisionado no período compreendido entre os semestres 2016/2 e 2018/1. A amostra do estudo foi composta por 34 alunos e os dados obtidos com os questionários foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados indicaram que os principais fatores que influenciam a satisfação com o estágio foram a “oportunidade de inserção em projetos da organização”, “percepção de uma remuneração justa” e a “possibilidade de aplicação do conhecimento teórico”. Os resultados obtidos apontam para as variáveis que merecem maior atenção tendo em vistas o atendimento das expectativas dos estagiários.

Biografia do Autor

Naldeir dos Santos Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM / Programa de Pós-graduação em Administração Pública - PPGAP
Graduado em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri onde atua como membro do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP.
Maiara Pereira Teles, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Graduada em Administração pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atualmente é Vice Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, e professor de graduação no curso de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Admnistração Pública - PPGAP. 
Kenny Moreno Santos Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Mestre em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2017), Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Integrada Jacarepaguá (2011), possui graduação em Ciência e Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e em Administração pela ESAB (2020). Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Daniela Cristina da Silveira Campos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é Professora Adjunto I, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)- Campus de Teófilo Otoni.
Publicado
2021-07-26