PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: AVALIAÇÃO COMO TRAJETÓRIA À QUALIDADE
Resumo
Este artigo aborda a questão da qualidade na Educação Superior brasileira, em especial na Pós-Graduação. Traz um breve histórico da trajetória das propostas e experiências de avaliação, proporcionando a percepção dos caminhos percorridos para a estruturação do sistema nacional de Pós-Graduação. Destaca o papel da CAPES no aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Avaliação
de Programas de Pós-Graduação e sua relevância nas políticas de fomento à pesquisa nas universidades e na distribuição de bolsas de Mestrado e Doutorado.
Apresenta a Pós-Graduação brasileira como base para a formação de recursos humanos fundamentais para o desenvolvimento da tecnologia e da ciência no país, apontando-a como uma das melhores do hemisfério sul. A metodologia usada foi análise textual de referenciais bibliográfi cos pertinentes ao tema. As discussões abordadas referem-se à concepção de uma avaliação formativa, fortalecendo a função social das instituições de Educação Superior.
P a l a v r a s - c h a v e : Qualidade na Educação Superior. Pós-Graduação. Avaliação. Política Educacional.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.