Mapeamento dos cursos de ciências contábeis das Universidades Federais Brasileiras de acordo com suas características principais e os indicadores de qualidade do Ensino Superior
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as principais características e os indicadores de qualidade do ensino superior dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras. Tais características inferem-se aos aspectos fundamentais e relativos aos indicadores de qualidade do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa descritiva, explicativa, quantitativa e documental, com 65 cursos de Contabilidade ofertados pelas universidades federais brasileiras e avaliados pelos indicadores de qualidade do ensino superior do ENADE, CPC, IGC e IDD, nos três últimos triênios de avaliação (2012, 2015 e 2018). Os resultados demonstram que o curso de Ciências Contábeis apresentou maior evolução no ano de 2010 e maior concentração nas regiões Nordeste e Sudeste do país. Pelo indicador ENADE, constatou-se que existe uma tendência de evolução dos conceitos atribuídos e crescimento dos cursos que alcançaram o conceito máximo (conceito 5), especificamente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Quanto aos demais indicadores de qualidade, os cursos apresentaram conceitos médios e baixos, porém apresentam evolução em todas as regiões do país.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.