Modelo de autoavaliação pedagógica e institucional

estudo sob a ótica dos discentes de um Programa de Pós-Graduação em rede

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a percepção dos discentes sobre a qualidade de um Programa de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu em nível de mestrado profissional em rede. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi aplicado um questionário semi-estruturado por meio da adaptação dos modelos de Parasuraman et al. (1985), Libâneo (1994), Coleman (1988), Kuhl et al. (2013) e Wojahn et al. (2018) e enviado através da ferramenta Google Forms, para os discentes oriundos de 12 Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem o PPG em rede com o critério de ano letivo a partir de agosto de 2016, por meio do envio do questionário para o endereço eletrônico dos discentes das turmas de 2016 e 2017, considerando que estes respondentes possuem maior vivência neste mestrado profissional. Os resultados obtidos possibilitaram desenvolver um modelo adaptado de autoavaliação pedagógica e institucional, no que tange a qualidade do ensino, dos cursos, e das IES do Brasil na esfera da graduação e da pós-graduação. Assim, espera-se que este estudo contribua como instrumento de autoavaliação para ser aplicado nos PPGs em nível de mestrado e doutorado, tanto profissional quanto acadêmico por meio de análises sob a ótica dos pós-graduandos.

Biografia do Autor

Ademir Círico Junior, NIX Contabilidade

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - Área: Administração. Especialista em Auditoria e Perícia Contábil; Gestão de Pessoas; Docência do Ensino Superior; Tecnologias Educacionais e a Prática em Sala de Aula; Business Intelligence; Gestão Ambiental; Gestão, Contabilidade e Finanças Empresariais. Graduado em Ciências Contábeis, com mobilidade em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) em Portugal.

 
Marcos Roberto Kühl, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO)

Pós-Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná, Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná.

Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no Departamento de Ciências Contábeis e Professor do Programa de Mestrado em Administração (PPGADM) da UNICENTRO.  
Publicado
2022-06-08