Modelo de autoavaliação pedagógica e institucional
estudo sob a ótica dos discentes de um Programa de Pós-Graduação em rede
Resumo
O objetivo deste estudo é avaliar a percepção dos discentes sobre a qualidade de um Programa de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu em nível de mestrado profissional em rede. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi aplicado um questionário semi-estruturado por meio da adaptação dos modelos de Parasuraman et al. (1985), Libâneo (1994), Coleman (1988), Kuhl et al. (2013) e Wojahn et al. (2018) e enviado através da ferramenta Google Forms, para os discentes oriundos de 12 Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem o PPG em rede com o critério de ano letivo a partir de agosto de 2016, por meio do envio do questionário para o endereço eletrônico dos discentes das turmas de 2016 e 2017, considerando que estes respondentes possuem maior vivência neste mestrado profissional. Os resultados obtidos possibilitaram desenvolver um modelo adaptado de autoavaliação pedagógica e institucional, no que tange a qualidade do ensino, dos cursos, e das IES do Brasil na esfera da graduação e da pós-graduação. Assim, espera-se que este estudo contribua como instrumento de autoavaliação para ser aplicado nos PPGs em nível de mestrado e doutorado, tanto profissional quanto acadêmico por meio de análises sob a ótica dos pós-graduandos.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.