RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIZANDO PEDAGOGOS PARA O USO DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA EDUCATIVA
Resumo
O presente artigo aborda a experiência desenvolvida com acadêmicos do curso de Pedagogia, na disciplina Recursos Tecnológicos na Educação, de uma Faculdade de Caxias do Sul - RS. Analisa o processo educativo dos
estudantes através da integração e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) a partir da concepção de aprendizagem baseada na colaboração e participação ativa dos estudantes, possibilitando o intercâmbio de ideias com criticidade e autonomia. O objetivo estava centrado na capacitação dos acadêmicos para a utilização pedagógica das TIC’s, focalizando, além do domínio dos recursos tecnológicos, uma prática pedagógica refl exiva. Seu planejamento foi
embasado nos teóricos Vigotski (2007)1, Moran (2007; 2008) e Valente (1999). Os acadêmicos foram desafi ados a interagir mediados por um ambiente virtual
de aprendizagem (AVA) e por alguns softwares educativos e aplicativos. Assim, puderam dar continuidade aos assuntos abordados em ambiente de aprendizagem,
integrando o presencial com o virtual.
P a l a v r a s - c h a v e : Aprendizagem. Tecnologia da Informação e Comunicação. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Prática Pedagógica Refl exiva. Recursos Tecnológicos na Educação.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.