Indicadores de desempenho na gestão universitária

um estudo com análise de componentes principais e análise de clusters

  • Homero Scapinelli UNiversidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leonardo Flach Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-4316-0704
  • Luísa Karam de Mattos Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar os indicadores de desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Como método de pesquisa, foram aplicadas as análises estatísticas multivariadas intituladas análise de componentes principais e análise de clusters. A amostra do estudo consiste em todas as Instituições Federais de ensino superior cadastradas no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC), atendendo decisão 408/2002 do TCU. Os resultados da pesquisa permitiram identificar e sintetizar os principais indicadores que afetam o desempenho das universidades federais.  Identificou-se também a universidade referência (benchmark) para cada variável estudada. Por meio da análise dos componentes principais, foi possível demonstrar que três componentes explicam 76,55% do total de dados e reduzem o quantitativo de 12 dimensões originais para 3 componentes. Os resultados da aplicação da análise de clusters (agrupamentos) demonstraram a formação de seis clusters com universidades similares em seus valores dos indicadores de desempenho. Os resultados desta pesquisa contribuem significativamente no provimento de elementos que permitam a verificação dos indicadores de desempenho das universidades federais, para que sejam realizados diagnósticos organizacionais, subsidiando a prospecção de estratégias para maximizar a eficiência e alcançar melhores resultados.

Publicado
2022-06-08