Estilo de liderança dos docentes de graduação em ciências contábeis

  • Suzete Antonieta Lizote Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Jaqueline dos Santos Seemann Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Marisa Luciana Schvabe de Morais Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Ana Paula dos Santos Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Nathalie Fontana Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Resumo

Inseridos em um mercado globalizado e competitivo, caracterizado por mudanças frequentes, as organizações estão adotando uma postura flexível, inovadora e criativa, para assim alcançarem seus objetivos de crescimento e bom relacionamento com seus colaboradores no ambiente de trabalho. Neste sentido, a liderança, é considerada essencial para a motivação dos funcionários e consequentemente para o desempenho organizacional. Este estudo teve como objetivo avaliar as associações entre o estilo de liderança dos professores e a avaliação institucional docente segundo a visão dos discentes de uma universidade comunitária do sul do Brasil. Em relação à metodologia, considera-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e do tipo levantamento. A amostra foi composta por 198 discentes. O instrumento de coleta de dados foi dividido em três blocos em que o primeiro se referiu aos dados sociodemográficos, o segundo sobre estilos de liderança e o último abordou sobre a avaliação institucional.  Os resultados evidenciaram que dos estilos de liderança dos professores, predominou o transformacional, seguido do transacional e por último o laissez-faire.  Por sua vez, as maiores notas no desempenho geral e de relações interpessoais dos docentes se associam com o estilo transformacional e as menores com laissez-faire.

Biografia do Autor

Suzete Antonieta Lizote, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora em Administração e Turismo.   Docente na Universidade do Vale do Itajaí - Escola de Negócios, nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis; Mestrado Profissional em Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) e Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA).

Jaqueline dos Santos Seemann, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, Gestão e Logística - PMPGIL - Univali. Professora no Curso de Graduação em Administração na Univali

Marisa Luciana Schvabe de Morais, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Administração no programa de Doutorado em Administração (PPGA) - Univali.  Docente   na Universidade do Vale do Itajaí - Escola de Negócios, no Cursosde Graduação em Ciências Contábeis e Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis de Itajai e Biguaç/SC.

Ana Paula dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestranda em Administração no programa de  Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) da Univali

Nathalie Fontana, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestranda em Administração no programa de Mestrado Profissional em Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Univali.

Publicado
2021-12-29