Problem-Based Learning (PBL) na Graduação em Administração da Universidade de Pernambuco
Resumo
Em face da pandemia de COVID-19 e seus múltiplos impactos, cabe reflexão sobre o papel da Administração para a resolução de situações críticas gerenciais e o ensino-aprendizagem nesta área. Assim, este artigo teve como objetivo avaliar a aplicação da metodologia ativa de ensino Problem-Based Learning (PBL) no curso de bacharelado em Administração de uma universidade da zona rural de Pernambuco sob regime de ensino remoto. Para tanto, foram realizadas entrevistas, coletiva e individuais, com os discentes para coletar suas percepções, sendo os relatos submetidos à análise de conteúdo. Como resultados, destaca-se que o uso da ferramenta foi efetivo e teve relevância por fomentar espaços de aprendizagem em contextos reais, em particular no que se refere ao impacto socioeconômico às organizações em decorrência das medidas de distanciamento social para enfrentamento da disseminação do novo coronavírus, além de ter sua aplicação viável em modalidades presenciais, remotas ou híbridas. Complementarmente, os entrevistados destacaram a facilitação na compreensão das teorias, o desenvolvimento de habilidades de comunicação, pesquisa, autonomia e análise crítica, assim como a agregação dos conhecimentos à prática profissional e o aumento da atratividade e interesse em aprender os conteúdos quando conduzidos por meio da metodologia.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.