Nativos Digitais

o Trabalho Home Office em tempos de Pandemia na Cidade de Santa Maria de Jetibá/ES

  • Sérgio Adriany Santos Moreira INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES / campus Centro Serrano https://orcid.org/0000-0002-5804-4378
  • Alexandre Fromholz Pimenta INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES / campus Centro Serrano
  • Arthur Plaster Neto INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES / campus Centro Serrano
  • Kêmela Henker Rogge INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES / campus Centro Serrano

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender as vantagens e desvantagens do trabalho home office, na cidade de Santa Maria de Jetibá/ES, para a geração dos nativos digitais em tempos de pandemia. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa, por meio de um questionário aberto. A amostra foi composta por 20 indivíduos que compunham a mesma faixa etária dos nativos digitais. Os dados coletados foram analisados por meio da identificação de palavras-tema e tabulados utilizando a análise de conteúdo de Bardin (2009), com auxílio da ferramenta Microsoft Excel. As diversas opiniões coletadas nessa pesquisa fizeram com que fossem evidenciados que as maiores vantagens do trabalho remoto estão relacionadas à comodidade, praticidade e flexibilidade do trabalho em casa, por outro lado, o home office proporciona distrações, isolamentos e aumento da carga horária de trabalho, impactando negativamente em algumas atividades. Políticas públicas podem ser implementadas pelas empresas visando adaptar alguns cargos à modalidade de trabalho híbrida. Este estudo se mostra como referência na literatura em pesquisas qualitativas sobre o trabalho home office dos nativos digitais, uma geração jovem e que permanecerá economicamente ativa no mercado de trabalho nas próximas décadas.

Biografia do Autor

Sérgio Adriany Santos Moreira, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES / campus Centro Serrano

Mestre em Administração e MBA em Gestão de Negócios pela FUCAPE; Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela UFES; MBA Profissional em Logística Empresarial pela ESAB; Especialista em Práticas Pedagógicas para professores pelo IFES.

Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

LOTADO NA COORDENADORIA DO CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

Alexandre Fromholz Pimenta, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES / campus Centro Serrano

Graduando em Administração.

Arthur Plaster Neto, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES / campus Centro Serrano

Graduando em Administração.

Kêmela Henker Rogge, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES / campus Centro Serrano

Graduanda em Administração

Publicado
2023-12-26