Pra ver a banda passar, cantando coisas de amor

narrativas docentes dos professores da educação básica

Resumo

O presente artigo é uma imersão teórica, epistemológica e nas experiências dos professores da rede municipal de Timon-Maranhão. Ademais, as ideias presentes são provenientes das pesquisas, no âmbito da abordagem narrativa (auto) biográfica em educação. O objetivo geral consistiu em investigar os limites e as possibilidades das práticas educativas desenvolvidas durante a trajetória docente dos professores de educação básica, nas escolas da rede de ensino público de Timon-Maranhão. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo-descritiva e utilizou memoriais de formação como ferramenta de coleta de dados. Nesse sentido, através de interação pelo WhatsApp, Google formulário e e-mail, quando possível presencial, respeitando os protocolos de segurança, procurou-se desenvolver a pesquisa com 4 professoras da rede de ensino de Timon.  Os resultados apontam práticas educativas que envolvem os alunos nas dimensões física, cognitivas, psíquicas e emocionais. A prática das professoras baseava-se nos conhecimentos teóricos, no contexto escolar e nas vivências trazidas tanto por elas, quanto pelos alunos. Portanto, as situações socioeconômicas dos alunos e as dificuldades do exercício da profissão sinalizam como limites da ação docente, com efeito, as docentes demonstraram resiliência como ato de resistência. Nessa postura, o aluno passou a ser peça-chave para surgir possibilidades de novas decisões estratégicas.

Biografia do Autor

Erivan dos Santos Ferreira, Universidade Católica Portuguesa - Braga

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa - Braga (UCP-Braga/Portugal). Licenciado em Pedagogia pela Ffaculdade Integrada do Brasil. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Labora. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar com Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplos (IESM). Professor Pesquisador Formador da Universidade Estadual do Piauí (UESPI - PARFOR/CAPES). Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Teresina.

Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPI). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE).

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN). Bolsista PNPD/CAPES. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE) com período sanduíche (em ambas as formações) pela Universidade La Salle México (ULSA). Professor Substituto do Núcleo de Educação da Infância – Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN). Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/UFRN). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Internacionalização da Educação Básica e Superior (GEIEBES) e Coordenador do Grupo de Estudos sobre Docência Universitária em Educação Matemática (GEDUEM).

Publicado
2022-11-24