Vantagens e desvantagens de cursos presenciais e online na educação executiva

percepções comparativas entre professores, coordenadores e alunos

  • Ana Beatriz de Andrade Casagrande Fundação Getúlio Vargas
  • Fátima Bayma de Oliveira Fundação Getúlio Vargas (Ebape)
  • Daniela Martins Diniz Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Anderson de Souza Sant'Anna Fundação Getúlio Vargas (Escola de Administração de Empresas de São Paulo)

Resumo

Este artigo apresenta resultados de estudo destinado a analisar, de forma comparativa, percepções de alunos, professores e coordenadores sobre as vantagens e desvantagens dos formatos presencial e live (online) em cursos de educação executiva. Quanto aos procedimentos metodológicos foi desenvolvida pesquisa qualitativa com base no método de estudo de caso único junto a programa de MBA de reconhecida escola de negócios brasileira. A coleta de dados envolveu a realização de dezenove entrevistas com professores, coordenadores e alunos, com o intuito de captar visões sobre o fenômeno investigado. Os resultados apontam que o networking e o comprometimento dos alunos são considerados os principais fatores de efetividade do modelo presencial. Já em relação ao ensino online, a flexibilidade de tempo e espaço, a possibilidade de rever as aulas gravadas e a diversidade cultural constituem as principais vantagens desse modelo. Quanto às desvantagens do modelo online, os achados identificam como principais desafios a conexão instável da Internet, bem como a interação e o networking limitados entre alunos e entre estes e professores. Como contribuição, o estudo contribui ao lançar luzes sobre desafios e tendências dos formatos de ensino no âmbito da educação executiva, trazendo, ao mesmo tempo, a visão de diferentes agentes envolvidos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz de Andrade Casagrande, Fundação Getúlio Vargas

Mestre em Administração pela EBAPE FGV, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2017) e é formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2016). Possui experiência na área de gestão e operação de Educação a Distância da FGV de cursos de curta, média e longa duração e cursos de Graduação Tecnológica da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE. Possui também experiência na área de gestão escolar na Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco - RJ e na área de Recursos Humanos da empresa Amil Assistência Médica Internacional Ltda. Foi Assistente de Coordenação de Tutoria e Produtos Varejo On-line Curta e Média, na FGV, além, de liderar projetos estratégicos de formação de professores. Atualmente, é Coordenadora do Núcleo de Gestão Docente, também na FGV, área responsável por atividades gerenciais e acadêmicas da gestão docente para os cursos presenciais, online e corporativos do IDE - Instituto de Desenvolvimento Educacional.

Fátima Bayma de Oliveira, Fundação Getúlio Vargas (Ebape)

Fátima Bayma de Oliveira

ORCID 0000-0001-5158-9546

Doutor

Fundação Getúlio Vargas (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas)

Rua Jorn. Orlando Dantas, 30 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22231-010

fbayma@fgv.br

55 (21) 3799-5760

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4031770197674534

Anderson de Souza Sant'Anna, Fundação Getúlio Vargas (Escola de Administração de Empresas de São Paulo)

Anderson de Souza Sant’Anna

ORCID 0000-0001-6537-6314

Doutor

Fundação Getúlio Vargas (Escola de Administração de Empresas de São Paulo)

Av. 9 de julho, 2029, Bela Vista, São Paulo – SP, Cep 01313-902

anderson.santanna@fgv.br

55 (31) 992959805

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7010289279838019

Publicado
2022-11-24