Motivações pela escolha da profissão contábil
uma percepção de alunos de graduação de uma universidade comunitária de Santa Catarina
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de alunos de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina acerca das motivações pela escolha da profissão contábil. Quanto à metodologia, a presente pesquisa é classificada segundo a abordagem, como quantitativa, descritiva, em relação aos objetivos e, de levantamento, no que diz respeito aos procedimentos. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com 20 (vinte) questões fechadas, baseado nos estudos de Bauermann e Públio (2018) e Rodriguês, Bazani e Leal (2020), aplicado de forma eletrônica e validado por três professores da área. A população foi composta por 293 alunos matriculados no curso de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária em 2021/2 e a amostra foi de 75 respondentes, que corresponde a 25,60% da população. Os dados coletados foram tabulados por meio do Google Formulários® e a técnica de análise utilizada foi estatística descritiva, conforme a distribuição de frequência relativa. Como principais resultados, observou-se que os respondentes concordam que a profissão contábil contribui para desenvolvimento pessoal, além de ser uma profissão de prestígio. Percebeu-se também ser uma profissão sólida e que familiares e amigos agregam de forma predominante no momento da escolha pela profissão contábil.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.