Ensaio teórico sobre os docentes do ensino superior e as implicações da pandemia da Covid-19 na profissão

  • Aline Francilurdes Nery do Vale Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Liana Holanda Nepomuceno Nobre Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Juliana Carvalho de Sousa Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Joyce Silva Soares de Lima Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Resumo

Este ensaio teórico refere-se a uma pesquisa qualitativa de cunho exploratória. O objetivo é contribuir com as discussões acerca da profissão docente, trazendo a contextualização histórica da profissão no Brasil e no mundo, a origem das universidades e a prática docente no ensino superior até a atualidade; portanto, inclui-se nesse arcabouço teórico o momento em que os professores enfrentam o ensino remoto emergencial decorrente da pandemia da covid-19. Nesse contexto, o ensino remoto mediado pelas tecnologias de informação e comunicação pode ser compreendido como uma alternativa indispensável para a continuidade das atividades acadêmicas. Entretanto, faz-se necessário um olhar crítico para essa nova forma de trabalho, com vistas a melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem. Ademais, como efeito da pandemia, os docentes passaram a ter uma percepção mais negativa sobre seu bem estar na profissão, além de inúmeras preocupações sobre o seu futuro. Através deste ensaio teórico, pretende-se gerar reflexões sobre a realidade vivida pelos docentes ao longo da história.

Biografia do Autor

Aline Francilurdes Nery do Vale, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestre em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora efetiva na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Liana Holanda Nepomuceno Nobre, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora efetiva na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

Juliana Carvalho de Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Professora efetiva na Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Joyce Silva Soares de Lima, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Mestranda em Administração pela Univerisdade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

Publicado
2023-06-29