A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS CHURRASCARIAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE SOBRE O AMBIENTE DE EXPERIÊNCIA

  • Elimar Kröner Teixeira
  • Yeda Swirski de Souza

Resumo

Este estudo deseja contribuir para o entendimento de fatores que limitam ou impulsionam a inserção de empresas brasileiras no mercado internacional, especificamente aquelas com características de ambiente de experiência. O foco está no fenômeno da inserção e rápida expansão no mercado internacional das churrascarias com estilo e origem brasileiros. Para tanto, adotou-se como estratégia de investigação o estudo do caso da Churrascaria Fogo de Chão, que se inseriu nos Estados Unidos. O estudo analisa, por meio do caso investigado, uma proposição: as estratégias de marketing adotadas pelo ambiente de experiência, tais como atmosfera, os sentidos, aromas, iluminação, musica, comunicação, cores, arranjo espacial, metáfora teatral e as pessoas envolvidas podem explicar uma experiência bem sucedida no processo de internacionalização de uma churrascaria de origem brasileira.

P a l a v r a s - c h a v e :
Ambiente. Experiência. Internacionalização e Serviço.

Publicado
2014-07-29
Seção
Artigos