Como gestores escolares lidam com o parodoxo entre demandas pedagógicas e administrativo-financeiras

  • Luciana Maria Caser Rocha Fucape Business School
  • Elaine Cristina Rossi Pavani Fucape Business School

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender como os gestores de escolas públicas lidam com o paradoxo entre as demandas pedagógicas e as administrativas e financeiras. Esta é uma pesquisa qualitativa, com utilização de dados primários coletados por meio de entrevista semiestruturada com diretores escolares com mais de três anos de experiência na gestão escolar da rede municipal de Cariacica, Espírito Santo. As entrevistas foram transcritas, organizadas e analisadas de acordo com Bardin (1977). Os grandes temas e suas respectivas categorias, encontradas por meio da codificação de palavras, foram: Habilidades dos Gestores (organização, conhecimento e estilo de liderança); Processos Decisórios (mentalidade paradoxal, racionalidade e tensões) e Ações Decisórias. Os resultados indicaram que alguns dos gestores se sentem preparados para lidar com tarefas que são contraditórias, pois compreendem que atender a demandas de natureza pedagógica e administrativo-financeiras é necessário e essencial para o sucesso do seu trabalho, enquanto outros reconhecem possuir limitações quanto à tomada de decisões e precisam desenvolver habilidades que lhes permitam gerenciar melhor as tensões e as ações no contexto escolar.

Biografia do Autor

Luciana Maria Caser Rocha, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis e Administração com atuação em Gestão Escolar

Elaine Cristina Rossi Pavani, Fucape Business School

Doutora em Geografia

Publicado
2022-11-24