A disciplina Projeto de Vida no ensino médio e sua influência no acesso e na escolha do curso superior
Resumo
A pesquisa aponta que se cursar a disciplina Projeto de Vida, a mesma influencia na escolha do aluno da 3ª série do Ensino Médio a ingressar no Ensino Superior. Também identifica, se a escolha dos cursos superiores estão relacionadas às habilidades que os estudantes possuem em determinados componentes curriculares. Esta pesquisa é quantitativa, descritiva, de corte transversal e dados primários, obtidos através de aplicação de questionários de perguntas abertas e fechadas, aplicados a 943 alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio integral e regular, na Região Metropolitana do Espírito Santo. Utilizou métodos de regressão logística e regressão logística multinominal para testar as hipóteses. Os resultados indicam que o grau de escolaridade da mãe, a percepção do estudante pelo comprometimento com o estudo, estudar em escola de tempo integral e cursar a disciplina Projeto de Vida possuem relação positiva no desejo do aluno em cursar o Ensino Superior. Já os cursos superiores escolhidos não mostraram ser determinados pelas habilidades dos estudantes em componentes curriculares específicos.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.