A disciplina Projeto de Vida no ensino médio e sua influência no acesso e na escolha do curso superior

  • Mery Hellen Sfalsin Fucape Business School
  • Arilda Teixeira Fucape Business School

Resumo

A pesquisa aponta que se cursar a disciplina Projeto de Vida, a mesma influencia na escolha do aluno da 3ª série do Ensino Médio a ingressar no Ensino Superior. Também identifica, se a escolha dos cursos superiores estão relacionadas às habilidades que os estudantes possuem em determinados componentes curriculares. Esta pesquisa é quantitativa, descritiva, de corte transversal e dados primários, obtidos através de aplicação de questionários de perguntas abertas e fechadas, aplicados a 943 alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio integral e regular, na Região Metropolitana do Espírito Santo. Utilizou métodos de regressão logística e regressão logística multinominal para testar as hipóteses. Os resultados indicam que o grau de escolaridade da mãe, a percepção do estudante pelo comprometimento com o estudo, estudar em escola de tempo integral e cursar a disciplina Projeto de Vida possuem relação positiva no desejo do aluno em cursar o Ensino Superior. Já os cursos superiores escolhidos não mostraram ser determinados pelas habilidades dos estudantes em componentes curriculares específicos.

Biografia do Autor

Mery Hellen Sfalsin, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis e Administração com atuação em Gestão Escolar

Arilda Teixeira, Fucape Business School

Doutora em Economia

Publicado
2022-11-24