Contribuições e possibilidades a partir da meta-avaliação
reflexões sobre o diálogo em torno dos resultados da CPA
Resumo
Desde 2004 a avaliação institucional tem sido um tema amplamente discutido no ecossistema do ensino superior brasileiro, dentro dos mais variados paradigmas. Diversos desafios têm sido descortinados, e que vão desde a compreensão do sistema até a utilização de seus resultados. Nesse sentido é que a reflexão sobre os usos dos resultados da avaliação ganha contornos importantes e neste ensaio propõe-se uma relação entre esse desafio e a prática da meta-avaliação. Partindo do pressuposto de que não há consumo dos resultados sem diálogos objetivos, este texto faz uma relação com prática da meta-avaliação a partir da perspectiva do instrumento elaborado pelo JCSEE. Os resultados permitem considerar que a utilização dos resultados da avaliação só é possível a partir de dois elementos que parecem ser relevantes neste contexto: o diálogo com os stakeholders promovido pela escuta induzida pela meta-avaliação e a vontade político-institucional para que a avaliação seja considerada um mecanismo de governança institucional.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.