Teletrabalho em tempos de pandemia

uma revisão sistemática da literatura internacional

  • Maria Julia Pantoja Universidade de Brasília - UnB
  • Layreane Silvano Santos Universidade de Brasilia - UnB
  • Luiz Marciano Universidade de Brasília - UnB

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender a produção científica com foco no teletrabalho, após a eclosão da pandemia Covid-19, por meio de revisão da literatura internacional. Para o levantamento das informações foi utilizada a técnica da revisão sistemática de literatura (RSL), por meio do protocolo Methodi Ordinatio para classificar e selecionar os artigos mais relevantes da temática. Foi realizada análise bibliométrica dos artigos selecionados, verificando-se uma maior produção de artigos com uso de abordagem quantitativa e, em sua maioria, concentrados no continente europeu e em grupos de mais de quatro autores, sendo realizados em parte, por meio de parceria entre autores de países diferentes. As principais temáticas abordadas nos artigos foram: fatores interferentes no e do teletrabalho; vantagens e desvantagens do teletrabalho; efeitos e desafios do teletrabalho, com ênfase em subtemas relativos à aprendizagem, inovação tecnológica, bornout, igualdade social, gênero, família e profissão. Os resultados evidenciaram a relevância do trabalho remoto tanto no cenário atual, quanto no contexto pós pandemia, bem como lacunas de pesquisa e agenda de estudos futuros.

Biografia do Autor

Maria Julia Pantoja, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Brasília (2004). Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Políticas Públicas na área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação - TD&E, com publicações e pesquisas em avaliação da efetividade de programas de Treinamento e Desenvolvimento. Atua em projetos de pesquisa focalizando os seguintes temas: educação corporativa, qualidade de vida no teletrabalho (e-QVT), liderança pública e competências emergentes no contexto da transformação digital, redes sociais nos novos arranjos produtivos do agronegócio.

Layreane Silvano Santos, Universidade de Brasilia - UnB

Bacharel em Serviço Social, Sociologia e Antropologia pela UnB (2000, 2017 e 2018 respectivamente), Especialista em Gestão em Saúde pela UnB (2012) e Mestra em Gestão Pública pela UnB (2023).

Luiz Marciano, Universidade de Brasília - UnB

Bacharel em Administração de Empresas pela UnB (2002), Especilista em Gestão Pública pela FGV (2014) e Mestrando em Gestão Pública pela UnB (2021-2023).

Publicado
2023-06-29