Programa jovem aprendiz

dinâmica do mercado de trabalho e subutilização do potencial de contratação

Resumo

Apesar do interesse de pesquisa com jovens aprendizes ter aumentado nos últimos anos, há uma lacuna de pesquisa a ser preenchida quando se considera a inexistência de estudos sobre impacto social da aprendizagem profissional. Assim, o objetivo do artigo é analisar o impacto do Programa Jovem Aprendiz no mercado de trabalho brasileiro. Para tanto, foram examinados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos Boletins da Aprendizagem Profissional, configurando um estudo quantitativo. Os resultados indicam altas taxas de desemprego entre a população jovem, com destaque para mulheres e deficientes, uma tendência de aumento de aprendizes contratados que se contrapõe à subutilização do potencial de contratações, estados como Piauí, Maranhão e Mato Grosso do Sul com as menores médias de admissão de aprendizes, concentração de vagas em tarefas administrativas, e a necessidade de avaliação do programa em todas as suas fases para torná-lo mais eficaz. Na perspectiva acadêmica, a contribuição do artigo consiste na apresentação e discussão de dados sobre a aprendizagem, atendendo a uma lacuna da literatura. Na perspectiva gerencial, evidencia-se a necessidade de as organizações cumprirem suas responsabilidades sociais e legais em relação à natureza educativa e formativa desta política pública.

Biografia do Autor

Samara de Menezes Lara, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração na UFMG. Mestre em Administração pela Ufmg (2019). Bolsista CAPES. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações (NECOP). Possui graduação em Logística, e em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Foi tutora nos cursos da Rede ETEC desenvolvendo suas atividades na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Tem experiência profissional na área de Gestão de Pessoas e treinamento. Atua nas área de pesquisa de gestão de pessoas com ênfase em: identidade profissional, justiça organizacional , vínculos organizacionais e psicodinâmica do trabalho. Foi professora substituta no programa da UFV-CAF e professora formadora do curso de Microempreendedor Individual do Novos Caminhos UFV

Publicado
2023-12-26