Programa jovem aprendiz
dinâmica do mercado de trabalho e subutilização do potencial de contratação
Resumo
Apesar do interesse de pesquisa com jovens aprendizes ter aumentado nos últimos anos, há uma lacuna de pesquisa a ser preenchida quando se considera a inexistência de estudos sobre impacto social da aprendizagem profissional. Assim, o objetivo do artigo é analisar o impacto do Programa Jovem Aprendiz no mercado de trabalho brasileiro. Para tanto, foram examinados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos Boletins da Aprendizagem Profissional, configurando um estudo quantitativo. Os resultados indicam altas taxas de desemprego entre a população jovem, com destaque para mulheres e deficientes, uma tendência de aumento de aprendizes contratados que se contrapõe à subutilização do potencial de contratações, estados como Piauí, Maranhão e Mato Grosso do Sul com as menores médias de admissão de aprendizes, concentração de vagas em tarefas administrativas, e a necessidade de avaliação do programa em todas as suas fases para torná-lo mais eficaz. Na perspectiva acadêmica, a contribuição do artigo consiste na apresentação e discussão de dados sobre a aprendizagem, atendendo a uma lacuna da literatura. Na perspectiva gerencial, evidencia-se a necessidade de as organizações cumprirem suas responsabilidades sociais e legais em relação à natureza educativa e formativa desta política pública.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.