Meta-análise em Marketing

definições, tipos e principais procedimentos na condução do método

  • Alan Andrew de Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Licione Torres Marques Isbert Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Bianca Pinto Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Cláudio Hoffmann Sampaio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Resumo

A produção científica na área de marketing tem resultado em diversas novas descobertas que, em alguns casos, demonstram não convergirem em seus achados. Nesse sentido, a meta-análise pode ser uma solução para esse problema, pois oferece uma oportunidade crucial de revisão e consolidação dos achados empíricos de pesquisas quantitativas, proporcionando para o pesquisador uma melhor compreensão dos fatos e encaminhamentos para identificação de divergências a serem exploradas em novas pesquisas. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo revisar as diretrizes necessárias para condução de estudos meta-analíticos de primeira ordem no campo de marketing. Para tanto, realizou-se uma revisão sobre o conceito de meta-análise, tipos e procedimentos necessários para realizar o processo com rigor, analisando a conduta de estudos meta-analíticos presentes na literatura e publicados em periódicos relevantes para o campo do marketing. Como resultados, destaca-se os principais procedimentos necessários para o atingimento do rigor metodológico do referido método, fornecendo uma melhor compreensão dos fatos e encaminhamentos para identificação de lacunas teóricas para os pesquisadores de marketing.

Biografia do Autor

Alan Andrew de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutorando e bolsista da CAPES no PPGA da PUCRS com pesquisa com escopo para compreensão dos preditores do Desempenho Financeiro Corporativo. Possui mestrado acadêmico (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios da PUCRS - Stricto Sensu, MBA/pós-graduação - Lato Sensu em Mercado de Capitais pela FGV (2009), curso de formação complementar em Formação de Executivo do Mercado Financeiro pelo IBMEC-SP (2007), graduação (bacharel) em Administração com habilitação em Comércio Internacional pela PUCRS (2007).

Licione Torres Marques Isbert, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutoranda em Marketing, pela PUC/RS. Mestre em Marketing pela PUCRS/RS, com experiência acadêmica desde 2008 e profissional na área de formação desde 2003.

Bianca Pinto Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGAd-PUCRS), bolsista CAPES, e mestre pela mesma instituição, na linha de marketing. Possui graduação em Ciências Contábeis (2014) e MBA em Controladoria (2017) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). 

Cláudio Hoffmann Sampaio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Pós-doutor em Marketing pela University of Georgia, EUA (2012). Pós-doutor pela HEC Montréal, Canadá (2019). Bolsista de produtividade em pesquisa 1B do CNPq. Possui mestrado em Administração pela UFRGS (1993) e graduação em Administração de Empresas e em Administração Pública pela UFRGS (1985). 

Publicado
2023-12-26