A Gestão do Design no contexto do vestuário inclusivo

uma premissa aos produtos das marcas brasileiras

  • Fabiana Maffezzolli de Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo busca fazer um apanhado das principais marcas nacionais de vestuário inclusivo e quais produtos elas oferecem ao mercado. Buscou-se referência teórica em alguns conceitos da Gestão do Design para dar o devido embasamento a este estudo.  Neste sentido, foi feita uma análise das cinco principais marcas da área, são elas:  Reserva, Equal, Aria, Lado B e AdaptWear. Foram analisados aspectos como tipo de produto, gênero, tamanhos disponíveis, e preço. A metodologia se deu através de uma abordagem qualitativa, onde foram pesquisados os tipos de produtos vendidos nos sites dessas marcas. Posteriormente foi selecionado um produto de cada marca para uma análise de funcionalidade das peças vendidas. O resultado da análise serviu para reconhecer que tipos de produtos de vestuário para pessoas com deficiências são produzidos pelas marcas brasileiras. Concluiu-se que estas atendem ao que se propõe, enquanto criadoras de produtos de vestuário inclusivo, vendendo peças de roupas funcionais para os mais diversos tipos de PCDs.

Publicado
2023-12-26