EDUCAÇÃO TECNICISTA VERSUS FORMAÇÃO HUMANA: OS CICLOS DE FORMAÇÃO E O DESAFIO DA APREDIZAGEM PARA TODOS
Resumo
Este trabalho analisa características da educação tecnicista sustentada por princípios mecanicistas e positivistas e suas contradições com a educação, que tem seus objetivos direcionados à formação humana. Examina algumas
concepções e matrizes do pensamento que justi cam ou contradizem uma educação humanizadora, fazendo o contraponto entre educação formadora e treinamento, entre o educador e o repassador de informações. Analisa, ainda, as origens da discussão do currículo e sua subordinação ao modelo da administração cientíca taylorista-fordista como modelo da organização escolar
seriada. São situadas algumas fontes diretrizes do conhecimento e apontados caminhos metodológicos para a articulação da escola com o contexto social, indicando a estrutura dos ciclos de formação como possibilidade de organização do ensino para dar conta das concepções e práticas que possibilitem a inclusão pela aprendizagem.
Pa l a v r a s - C h a v e : Tecnicismo, Formação Humana, Ensino por Ciclos de Formação, Avaliação, Aprendizagem, Inclusão.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.