Contratos inteligentes utilizando a Tecnologia Blockchain

impactos na proteção de dados imutáveis

Resumo

A evolução tecnológica e a constante necessidade de seus usuários em relação a conectividade e velocidade, surge os contratos inteligentes ou smart contracts como meio de realizar as transações de forma mais ágil, prática e segura entre seus usuários excluindo o intermediário ou um órgão validador. O objetivo deste trabalho é apontar a ausência de uma regulamentação comum, e as dificuldades relacionadas a sua usabilidade no que tange os aspectos legais de privacidade e recursos disponíveis para sua utilização. Por meio do método de pesquisa qualitativa, é apresentado a origem da tecnologia dos smart contracts, sua ligação com a blockchain, e uma visão atual da legislação com ênfase no Brasil. Neste sentido houve a necessidade de uma análise comparativa neutra dos prós e contras no uso desta tecnologia em relação aos seus usuários, visto que ainda não há um consenso sobre a legislação.

Biografia do Autor

Roberto Zanoni, Centro Universitário Senac-RS - UniSENAC

Doutor em administração, professor adjunto no Centro Universitário Senac-RS (UNISENAC) e professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Juliane Ruffatto, Atitus Educação

Doutora em Administração, docente na graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e em Administração da Atitus Educação

Publicado
2025-02-10