A CONSTRUÇÃO DA ESTRATÉGIA NUMA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL – COMO OBTER OS MELHORES RESULTADOS
Resumo
Este artigo apresenta a metodologia de planejamento estratégico desenvolvida por uma organização educacional e os referenciais teóricos que embasam o método utilizado. Destaca os conceitos que inter-relacionam a gestão das organizações com a educação e os fundamentos de estratégia, capacidades dinâmicas e aprendizagem organizacional, com destaque para a utilização contemporânea do Balanced Scorecard. A partir desses conceitos, descreve a metodologia de planejamento estratégico do Senac-RS e seu caráter democrático, aberto e participativo. Por fi m, conclui que
as melhores práticas, destacadas pelos teóricos da área de administração de empresas, podem ser aplicadas às organizações educacionais, em consonância com seus objetivos pedagógicos.
Pa l a v r a s - c h a v e : Educação, Estratégia, Balanced Scorecard.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.