Dificuldades enfrentadas pelos discentes no desenvolvimento do TCC
análise das adversidades em instituições de ensino superior na região de Natal/RN
Resumo
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), item obrigatório na formação acadêmica de vários estudantes é, muitas vezes, visto como elemento dificultador para conclusão do curso. Isso é consequência de diversos fatores, sejam eles de origem técnica quanto de ordem pessoal. Assim, o presente artigo, objetiva analisar os principais obstáculos, na visão aluno, enfrentados para a concretização do TCC. A avaliação foi realizada com estudantes de cursos superiores de duas instituições, pública e privada, localizadas na região metropolitana de Natal/RN, com um percentual de respondentes de 83,33% do público-alvo pretendido. Como método escolhido, aplicou-se um questionário com três parâmetros comparativos: fatores técnicos, fatores emocionais e fatores estruturais. A partir das respostas, foi aplicada a técnica estatística de análise cluster. É perceptível identificar nos resultados, o quanto fatores como renda, contato prévio com pesquisa científica e leitura acadêmica influenciam na elaboração do TCC, sendo causas relevantes a adoção de medidas educacionais a serem estudadas.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.