Dificuldades enfrentadas pelos discentes no desenvolvimento do TCC

análise das adversidades em instituições de ensino superior na região de Natal/RN

  • Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-6066-7606
  • Adeliane Marques Soares Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-2672-4413
  • Samara da Silva Rocha Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Emannuelly Dantas da Fonseca Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Lyvia Esther da Cruz Silveira Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), item obrigatório na formação acadêmica de vários estudantes é, muitas vezes, visto como elemento dificultador para conclusão do curso. Isso é consequência de diversos fatores, sejam eles de origem técnica quanto de ordem pessoal. Assim, o presente artigo, objetiva analisar os principais obstáculos, na visão aluno, enfrentados para a concretização do TCC. A avaliação foi realizada com estudantes de cursos superiores de duas instituições, pública e privada, localizadas na região metropolitana de Natal/RN, com um percentual de respondentes de 83,33% do público-alvo pretendido. Como método escolhido, aplicou-se um questionário com três parâmetros comparativos:  fatores técnicos, fatores emocionais e fatores estruturais. A partir das respostas, foi aplicada a técnica estatística de análise cluster. É perceptível identificar nos resultados, o quanto fatores como renda, contato prévio com pesquisa científica e leitura acadêmica influenciam na elaboração do TCC, sendo causas relevantes a adoção de medidas educacionais a serem estudadas.

Biografia do Autor

Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013), graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019).

Adeliane Marques Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Graduada em Engenharia de Produção-UFRN. Docente de nível superior na Universidade Potiguar atuando nos cursos de graduação da área de gestão e negócios. Professora substituta de nível técnico no Instituto Federal de Educação e Tecnologia - IFRN (campus São Gonçalo do Amarante-RN) e Centro Estadual de Educação Profissional Professora Amazonina Teixeira De Carvalho. Participação de intercâmbio na França no período de 2015-2016, com estudos voltados para a gestão de produção e melhoria de processos na indústria alimentícia francesa.

Samara da Silva Rocha, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Aluna do curso de logística do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Emannuelly Dantas da Fonseca, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Aluna do curso de logística do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Lyvia Esther da Cruz Silveira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Aluna do curso de logística do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado
2025-02-10