Literacia em dados para saúde
um estudo de caso do programa Data Lab Unimed Porto Alegre
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a importância do desenvolvimento da literacia em dados dentro das organizações, principalmente no segmento da saúde onde ocorre um crescimento exponencial no seu uso, visando impulsionar estratégias e aumentar a eficiência operacional. São apresentados elementos e fatores que influenciam o desenvolvimento deste aculturamento, bem como os benefícios e desafios para sua implementação. O presente artigo acompanha um estudo de caso, que aborda a aplicação e disseminação da abordagem centrada em dados na cooperativa Unimed Porto Alegre, através do programa piloto chamado “Data Lab” que visa trabalhar a alfabetização em dados dentro da organização.
Palavras-chave: alfabetização em dados, cultura analítica, literacia em dados, estratégia, eficiência operacional, tomada de decisão
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.